Ser vegetariano em Itália

DSC_1004

Acabei de regressar a Portugal depois de 10 meses em Itália. Foi uma experiência muito enriquecedora a nível pessoal e aconselho todas as pessoas que tiverem oportunidade a embarcar na aventura Erasmus.

Antes de chegar, achava fosse difícil encontrar opções vegetarianas quando precisasse de almoçar ou jantar fora. Pensava que fosse um país onde a carne é incluída em todos os pratos, talvez porque quando pensava na gastronomia italiana as coisas que vinham à cabeça eram lasagna, spaghetti alla carbonara, tagliatelle alla bolognese ou pizza con prosciutto / salume / mortadela, tudo opções muito pouco vegetarianas.

No entanto, Itália surpreendeu-me pela positiva. Apesar de não haver uma grande quantidade de opções estritamente vegetarianas, é muito fácil ter um prato vegetariano em praticamente todos os restaurantes. Normalmente os menus são divididos em antipasti (entradas), insalate  (saladas), primo piatto (primeiro prato), secondo piatto (segundo prato), contorno (acompanhamento) e dolce (sobremesa).

DSC_0616

Dentro das entradas, a bruschetta al pomodoro é uma opção muito típica, constituída de pão torrado com azeite, alho e tomate.

Pasta all’arrabbiata, spaghetti al pomodoro ou parmigiana di melanzane são normalmente as três opções dentro das massas, sendo as duas primeiras veganas (massa com molho de tomate e massa com tomate cereja, respetivamente) e a última vegetariana (com beringela e diversos tipos de queijo).

Para os veganos, a única pizza disponível é normalmente a pizza marinara (com molho de tomate, alho e mangericão). Os vegetarianos têm mais opções mas a mais simples é a clássica pizza margherita (com molho de tomate e mozzarella).

Nos acompanhamentos também encontram diversas opções como vegetais grelhados, batatas no forno, espinafres, espargos.

A maioria das sobremesas italianas são consideradas vegetarianas, no entanto, deverá ser difícil encontrar sobremesas veganas nos restaurantes normais, visto que quase todas contêm produtos lácteos e/ou ovos.

IMG_0080

Nos cafés e restaurantes de comida rápida também se encontram diversas opções vegetarianas como sandes com tomate e mozzarella, pratos de vegetais ou beringela com tomate e mozzarela (como na imagem).

Em algumas pastelarias e gelatarias é ainda possível encontrar cornetti gelati veganos.

Frases úteis em italiano:

Sono vegetariano/a (Sou vegetariano/a)

Vorrei un’insalata (Queria uma salada)

Vorrei della zuppa di verdure (Queria uma sopa de verduras)

Una pizza vegetariana senza formaggio (Uma pizza vegetariana sem queijo)

Avete delle verdure grigliate? (Têm vegetais grelhados?)

Posso ordinare questo senza carne? (Posso pedir isto sem carne?)

È senza carne / formaggio / latte? (É sem carne / queijo / leite?)

No próximo post falarei sobre os restaurantes vegetarianos que fui visitando em Florença. Entretanto, podem encontrar uma lista de restaurantes vegetarianos em Itália aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Restaurantes, Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s