Como obténs proteína?

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Quando uma pessoa se torna vegetariana, uma pergunta que ouve constantemente é “como obténs proteína?”, como se a única forma de obter proteína fosse através da carne. Claro que todos nós precisamos de proteína na nossa vida, mas não precisamos de tanta como a sociedade faz querer parecer. Acho que as pessoas estão preocupadas com não obter proteína suficiente porque a sociedade e os meios de comunicação insistem na ideia de que é necessário consumir grandes quantidades de proteína para poder ser saudável. Se pensarmos sobre o assunto, nunca se ouviu falar de alguém com deficiência de proteína. Não vamos morrer, não vamos perder os nossos músculos e não vamos desmaiar no meio da rua por não obter proteína “suficiente”. Nós, humanos, ingerimos muitos alimentos diariamente, dos quais a maioria contem proteína. Assim, mesmo que uma pessoa só esteja a comer alimentos diários regulares (como frutas, legumes, feijões, nozes, lentilhas, etc) continua a receber proteína. Além disso, podemos obter toda a proteína que precisamos através das plantas.

Fontes de proteína de base vegetal:

  1. Tempeh (soja) –  41g por copo
  2. Lentilhas – 18g por copo
  3. Leite de soja – 11g por copo
  4. Edamame – 20g por copo
  5. Seitan – 19g por 1/3 copo
  6. Tofu – 20g por 1/2 copo
  7. Ervilhas – 9g por copo
  8. Arroz integral – 5g por copo
  9. Arroz branco – 4g por copo
  10. Brócolos cozidos – 4g por copo
  11. Sementes de girassol – 6g por 1/4 copo
  12. Quinoa – 9g por copo
  13. Espinafres cozidos – 5g por copo
  14. Abacate – 4g por copo
  15. Pão integral – 7g em 2 fatias
  16. Feijão preto – 15g por copo
  17. Casju – 5g por 1/4 copo
  18. Semola cozida – 8g por copo
  19. Sementes de chia – 5g por 2 colheres de sopa
  20. Sementes de linhaça – 4g por 2 colheres de sopa
  21. Bulgar (trigo) – 5.5g por copo
  22. Manteiga de amendoim – 8g por 2 colheres de sopa
  23. Manteiga de girassol – 5.5g por 2 colheres de sopa
  24. Batata vermelha – 3g por copo
  25. Cevada – 3.5g por copo

(fonte: http://www.care2.com/greenliving/25-vegan-sources-for-protein.html)

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Então, basicamente, o consumo de proteína não é um motivo de preocupação. Todos nós a podemos obter através de alimentos de origem vegetal, e todos nós obtemos o suficiente. Penso que a verdadeira preocupação não devia ser com a “falta” proteína, mas com a proteína consumida em demasia na sociedade atual.

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